SÃO PAULO – Depois de uma semana positiva para o Ibovespa em meio à expectativa por um desfecho para a eleição presidencial nos Estados Unidos, a próxima semana terá como destaque dados de atividade da economia brasileira, além da intensa temporada de resultados do terceiro trimestre.

Terça-feira (10), a Fundação Getulio Vargas (FGV) publicará a primeira prévia de novembro do IGP-M. No final da semana, mais precisamente na sexta-feira (13), o Banco Central divulgará os dados de setembro do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado prévia do Produto Interno Bruto (PIB) da autoridade monetária. A previsão da equipe econômica do Credit Suisse é de alta de 1,2% na base de comparação mensal, mas queda de 1,4% frente ao mesmo mês em 2019.

Antes disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelará indicadores de setembro dos setores de varejo na próxima quarta (11) e de serviços na quinta-feira (12), que deverão consolidar a expectativa de forte retomada da atividade no terceiro trimestre, segundo avaliação do Bradesco.

Para o Credit Suisse, as vendas do varejo devem subir em 1,9% na comparação mensal, com avanço de 8,4% na base anual. “A aceleração do crescimento das vendas no varejo está em linha com a recuperação em curso de certo indicadores coincidentes de consumo, como crescimento nas vendas de veículos, tráfego nas rodovias, consumo de energia, vendas de cimento e empréstimos bancários”, afirmam os economistas.

Por Dentro dos Resultados
CEOs e CFOs de empresas abertas comentam os resultados do ano. Cadastre-se gratuitamente para participar:

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

Nessa linha, duas importantes varejistas divulgarão resultado nos próximos dias, em uma semana intensa para a temporada de balanços do terceiro trimestre. Magazine Luiza (MGLU3) divulga resultado na próxima segunda-feira (9) após o fechamento dos mercados, enquanto a Via Varejo (VVAR3) solta o balanço na próxima quarta (11), também depois do fechamento da Bolsa.

Entre outros destaques, com cerca de 70 empresas relevando balanços, estarão BRF (BRFS3), JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3), BR Distribuidora (BRDT3), Sabesp (SBSP3) e Cyrela (CYRE3).

No exterior, na segunda-feira, os dados da balança comercial da China de outubro deverão mostrar continuidade de recuperação do país neste quarto trimestre, segundo avaliação do Bradesco. Também na China serão divulgados os índices de preços ao consumidor de outubro.

Enquanto isso, o índice ZEW alemão de sentimento econômico deste mês deverá apontar para piora da confiança no período, aponta o banco; o dado será revelado na próxima terça (10). A evolução dos casos da Covid-19 na Europa também seguirão no radar.

Já nos Estados Unidos, além do cenário político, atenção para os indicadores de inflação da maior economia do mundo. Na próxima quinta, às 10h30, serão revelados os índices de preços ao consumidor de outubro. Na sexta, ao meio-dia, será divulgado o índice de confiança preliminar de novembro da Universidade de Michigan.

Além disso, os investidores ficarão de olho nas falas de integrantes do Federal Reserve. Loretta Mester, presidente do Fed de Cleveland, falará na segunda; Randal Quarles (diretor) e Robert Kaplan (Dallas) falarão na terça-feira.

Quinta-feira, os presidentes de grandes bancos centrais como Christine Lagarde (Banco Central Europeu – BCE), Andrew Bailey (Banco da Inglaterra – BoE) e Jerome Powell (Federal Reserve) falam durante o Fórum do BCE.

Vale destacar que, após reunião de política monetária na última quinta (5) em que manteve os juros básicos nos EUA entre a banda de 0% e 0,25% ao ano, Powell alertou em coletiva de que o aumento de casos de coronavírus no país é preocupante e que a recuperação total é improvável até que a população se sinta segura. Ele reforçou, assim, que será necessário mais apoio fiscal e monetário.

Ainda nos EUA, na quarta-feira, será celebrado o feriado nacional do Dia dos Veteranos. Os mercados acionários seguirão abertos, mas a agenda de indicadores estará esvaziada.

Você sabe o que é 3×1? Assista de graça a estratégia de opções que busca triplicar o capital investido em um mês

The post Além da eleição nos EUA: prévia do PIB no Brasil, falas de membros do Fed e o que mais acompanhar na próxima semana appeared first on InfoMoney.