Quando um trabalho é bem feito, naturalmente ele é bem reconhecido por isso, inclusive com prêmios. É o caso do time de COE da XP, que trouxe para casa 3 troféus importantes do SRP Americas 2020 Awards, uma das premiações mais importantes do mundo no setor.

“Foi um grande reconhecimento para a XP, especialmente o prêmio de Melhor Performance Américas, que engloba notas estruturadas distribuídas nos Estados Unidos, Canadá e América Latina. Ficamos felizes em saber que estamos trazendo produtos com retornos atrativos para nossos clientes, ainda mais quando comparados com mercados bem mais maduros que o nosso como EUA e Canadá”, destaca Maitê Kattar, Head de COE na XP.

Participaram da premiação, que aconteceu de forma virtual de 14 a 18 de setembro, dezenas de empresas de diversos países das Américas, incluindo Estados Unidos, Canadá, Brasil, México, Peru e outros.

O objetivo do evento online e da premiação foi apresentar um roadmap dos produtos estruturados nas Américas e reconhecer as empresas que fizeram um bom trabalho em diversas categorias.

Prêmios do COE da XP no SRP Americas 2020 Awards

A indicação aos 4 prêmios em que a XP concorreu já é por si só um grande reconhecimento pelo bom trabalho que o time de COE tem feito.

Mas a vitória em 3 dessas 4 categorias é ainda mais importante porque prova que a XP é confiável e tem produtos bons para oferecer aos clientes.

No SRP Americas 2020 Awards, a XP ganhou o prêmio nas três categorias a seguir:

– Melhor Performance das Américas

– Melhor Distribuidor do Brasil

– Melhor Performance do Brasil

Acompanhe a seguir a entrevista completa com a Head de COE da XP.

Qual a importância dos 3 prêmios?

Foi um grande reconhecimento para a XP, especialmente o prêmio de Melhor Performance Américas, que engloba notas estruturadas distribuídas nos Estados Unidos, Canada e América Latina. O COE é um produto relativamente novo no Brasil e muitas pessoas ainda não conhecem ele bem. Morei 9 anos nos Estados Unidos e trabalhei por 7 anos em grandes bancos americanos e europeus, onde o COE (lá chamado de nota estruturada) já era um produto consolidado nas alocações das carteiras. Quando a XP me chamou para ajudar a  montar a área de COE, foi um desafio grande, pois o produto ainda nem existia no Brasil. Tinha o sonho de fazer o COE crescer aqui, ajudando o investidor a acessar ativos internacionais sem ter que mandar o dinheiro para fora e com a vantagem de ter o capital protegido. Hoje, o sonho se tornou realidade e a recompensa por focarmos sempre na qualidade de nossos produtos chegou com esse prêmio.

Como receberam a notícia sobre a premiação?

Temos contato constante com a SRP e já sabíamos da indicação. A premiação foi divulgada na conferência anual global de notas estruturadas promovida pela SRP agora em setembro.

O que a XP faz de diferente para ser reconhecida com esses prêmios?

Temos um processo rigoroso de diligência na escolha dos COEs que estão na nossa plataforma. Todo mês nos reunimos em comitê com pessoas sênior para escolhermos os temas e as estruturas dos COEs. Montamos produtos que façam sentido economicamente tanto em termos de estrutura como na nossa visão macro de mercado. Todos os COEs oferecidos na XP têm um racional de investimentos por trás e são desenhados para dar a oportunidade ao investidor brasileiro de diversificar a carteira em temas que consideramos vencedores no médio e longo prazo.

Como funciona a seleção de ativos dos COEs?

Nosso time de estratégia internacional está constantemente estudando e monitorando temas de mercado, falando com analistas de grandes bancos e casas de research globais, trazendo ideias de temas e ativos. Depois, estes temas passam por aprovação no nosso comitê mensal.

O COE por muito tempo foi visto como um investimento ruim. O que tem a dizer para quem ainda não conhece ou não tem um COE na carteira?

Falar que o COE é ruim é generalizar demais. Existem COEs bons e existem COEs ruins, depende muito da estrutura, do ativo ao qual ele é ligado e também do ponto de entrada. O COE é apenas um veículo que dá acesso ao investidor a ativos nacionais e internacionais, como ações, índices, fundos, moedas e commodities, em diferentes tipos estruturas. Quando falo em estrutura, quero dizer que existem, por exemplo, COEs em que você ganha na alta de um ativo, existem COEs que você ganha se o ativo ficar parado e existem COEs que você ganha se o ativo subir ou se o ativo cair. As opções são infinitas. Se você é um cliente que gostaria de diversificar a carteira com ativos internacionais, ter a possibilidade de retornos de renda variável, porém com capital protegido, o COE é o produto certo. Antes de aplicar em um COE é importante entender bem o ativo ao qual ele é ligado e qual a tese de investimentos por trás dele. Da mesma forma que um fundo, o COE é um produto de alocação de longo prazo, e não de giro de carteira. Importante lembrar que mesmo os COEs de capital protegido possuem o risco de crédito do banco emissor, pois os COEs não possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

Abra uma conta gratuita e tenha acesso aos COEs da XP.

Mais sobre COE na XP

A sigla COE significa Certificado de Operações Estruturadas, e trata-se de um investimento que combina a segurança da renda fixa com a rentabilidade da renda variável.

Em uma única aplicação que é emitida por uma instituição financeira, é possível ter diversificação de ativos com retornos atrelados a:

– Ações nacionais e estrangeiras

– Índices da B3 e bolsas americanas

– Taxas de juros

– Commodities

– Moedas

Antes de investir em um COE, o investidor precisa entender três fatores muito importantes:

Segurança: Quer ter a possibilidade de maior rentabilidade aplicando em ativos que não teria acesso e ainda por cima garantindo a segurança de uma renda fixa? Então o COE com 100% do capital protegido pode ser para você.

Oportunidade: Em muitos casos, você pode acessar mercados exclusivos. Quer que os seus investimentos tenham exposição a mercados que normalmente você não teria acesso como: mercado exterior, ouro ou bolsa americana, por exemplo? Se sim, o COE pode ser para você.

Liquidez: Você tem uma parcela do seu capital para aplicar em um investimento de longo prazo? Se sim, o COE pode ser para você.

Além disso, fique atento aos prazos e valores mínimos de aplicação. Geralmente, os COEs possuem prazos de 2 a 5 anos, com aplicação mínima em torno de R$ 5 mil.

Para saber mais sobre o COE e entender qual aplicação é mais adequada ao seu perfil e objetivos, acesse a página de COE na XP.

Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A. Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A XP Investimentos se coloca à disposição para clientes que desejam obter informações, tirar dúvidas ou fazer reclamações por meio de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O contato do SAC é o telefone 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

The post COE da XP ganha SRP Americas 2020 Awards em 3 categorias appeared first on InfoMoney.