SÃO PAULO – A XP Inc. anunciou hoje uma mudança em sua estrutura de comando. Guilherme Benchimol assumirá a nova função de presidente executivo do conselho de administração da empresa. Thiago Maffra, atual diretor de tecnologia e operações (CTO, na sigla em inglês), está sendo promovido a CEO.

Com as mudanças, que valem a partir de 12 de maio, Benchimol passa a concentrar sua atenção no crescimento, no desenvolvimento e na expansão de longo prazo da companhia, segundo comunicado divulgado pela XP.

“Tenho convicção de que esse movimento me permitirá ter um foco ainda maior na construção do nosso futuro, garantindo que ficaremos mais fortes e melhor preparados para as próximas décadas”, afirmou Benchimol em carta divulgada hoje (leia a íntegra abaixo).

Em anúncio para funcionários da empresa, Benchimol disse que vai se concentrar em ações estratégicas de longo prazo, em M&As, na relacão com escritórios e na agenda interna de gente e cultura.

Thiago Maffra, que liderou a transformação digital da XP nos últimos anos, vai acelerar esse processo agora, como CEO, escreveu Benchimol, que comandou a XP nos últimos 20 anos, desde sua fundação.

Com 36 anos de idade e seis de XP, Maffra tem “um profundo conhecimento das principais necessidades dos nossos clientes, do nosso modelo de negócios e do poder da tecnologia e do uso de dados para transformar o mercado financeiro no Brasil”, diz a nota da XP.

O executivo começou a carreira na mesa de operações e passou a atuar em tecnologia após seu MBA na Columbia Business School, nos Estados Unidos.

Leia abaixo a íntegra da carta de Benchimol, falando sobre a mudança:

“Construindo o Futuro da XP Inc.

Fico muito orgulhoso quando penso em tudo o que conquistamos até aqui, mas ainda mais animado quando penso em todas as oportunidades que temos pela frente.

Conseguimos estabelecer uma posição estratégica de liderança no mercado de investimentos, mas não podemos nos conformar. Estamos ainda no início da nossa trajetória e, assim como um organismo vivo, é importante nos mantermos em constante evolução.

Afinal, as habilidades e prioridades que nos trouxeram até aqui podem não ser as mesmas que nos levarão para o futuro que queremos construir.

Em um mundo de transformações exponenciais, é preciso compreender todas as oportunidades que estão à nossa frente, e nos desafiarmos constantemente para permanecermos na vanguarda da inovação, da transformação e do crescimento, para que possamos atender com excelência aos nossos clientes e encantar os milhões de novos investidores e investidoras que ainda estão por vir.

Leia mais:
• Conheça a trajetória de Guilherme Benchimol, fundador da XP

Como fundador e sócio majoritário da XP, tomei a decisão de dedicar a maior parte do meu tempo e da minha energia ao crescimento estratégico da companhia e às nossas principais iniciativas de inovação, expansão, parcerias e aquisições, além do desenvolvimento contínuo da nossa cultura e do nosso time, nossos ativos mais importantes.

Para isso, anuncio hoje que estou assumindo a função de presidente executivo do conselho de administração da XP Inc.

Tenho convicção de que esse movimento me permitirá ter um foco ainda maior na construção do nosso futuro, garantindo que ficaremos mais fortes e melhor preparados para as próximas décadas.

Minha dedicação, disponibilidade e envolvimento com vocês e com toda a XP permanecerão os mesmos dos últimos 20 anos. Sou completamente apaixonado pelo que faço e pela empresa que tenho ajudado a construir, e seguirei 100% focado e comprometido com o longo prazo do nosso negócio. A XP é e continuará sendo a minha vida!

Também estou muito animado em dar as boas-vindas ao nosso novo CEO, Thiago Maffra, nosso atual diretor de tecnologia.

Eu e toda a nossa diretoria fomos unânimes em escolhê-lo como a pessoa mais preparada para confiar a gestão do dia a dia da XP. Tenho certeza de que ele é um dos profissionais mais brilhantes e apaixonados com o qual já trabalhei e a pessoa certa para conduzir a empresa para outro nível de escala e impacto no mercado financeiro brasileiro.

Acreditamos que está na hora de acelerar e migrar de um modelo no qual a tecnologia “serve o negócio” para outro em que a tecnologia existe para “servir o cliente, de uma forma que funcione para o negócio”.

Esse desafio sugere um modelo colaborativo, no qual produto, design, operações e tecnologia passam a estar totalmente integrados, olhando a jornada do cliente do início ao fim.

Como CTO, o Maffra liderou uma transformação digital sem precedentes e altamente bem-sucedida. Temos certeza que isso foi apenas o começo. Agora, com ele na função de CEO, que passa a exercer a partir de 12 de maio de 2021, estaremos ainda mais preparados e fortes para acelerar este processo.

Por fim, gostaria de lembrá-los de que a nossa trajetória está apenas no começo, e que mudanças como essa são importantes para garantir que, nos próximos anos, transformaremos a XP Inc. na principal empresa do sistema financeiro brasileiro.

Seguiremos, com ainda mais intensidade, perseguindo os nossos sonhos impossíveis, dando um passo de cada vez, com muita humildade e, acima de tudo, respeitando e encantando os nossos clientes.”

The post Com foco em transformação tecnológica, Benchimol assume função estratégica e escolhe Maffra como CEO da XP appeared first on InfoMoney.