Muitas pessoas têm o desejo de aprender a investir. Mas como ainda é algo muito distante para a maioria delas, pela falta de familiaridade com o tema ou de acesso à informação de qualidade sobre o que é a Bolsa de Valores, acabam sendo engadas por falsos gurus do mercado financeiro que prometem ganhos enormes em pouco tempo.

Atualmente, existem muitas pessoas que dizem ter uma fórmula mágica e prometem te ensinar algo sobre investimentos que mudará a sua vida. Temos uma rotina caótica, muitos compromissos e uma vida estressante. Por isso, as pessoas estão em busca de saídas para conseguir qualidade de vida e realizar sonhos.

Nas redes sociais, pessoas que se denominam traders vendem uma vida feliz e ilusória, exibindo uma rotina de glamour e ostentação, e tentam vender a ideia de que se você adquirir o curso ou um determinado método também poderá mudar de vida e ganhar muito dinheiro da noite para o dia.

Infelizmente, não apenas no trade, mas também no marketing digital, coachs de diversas modalidades, existem pessoas tentando vender uma salvação para quem deseja uma vida melhor.

Em meio a tanto conteúdo na internet, que precisamos admitir que fica realmente difícil reconhecer quais são os conteúdos confiáveis e sérios. Pessoas são pagas para falar bem de produtos e outras para falar mal. Assim, fica confuso escolher algo que realmente irá nos beneficiar.

Por isso, é importante ter pessoas que sejam a nossa referência e nos ajudem nesse processo de conhecimento. Um mentor, por exemplo, pode te ajudar a alcançar seus objetivos mais rapidamente, transmitindo a você o conhecimento e, principalmente, a experiência. Isso facilita muito o aprendizado no trade.

No caminho, temos diversas tentativas com acertos e erros. Ter alguém para te guiar nessa profissão é fundamental.

Mas como identificar falsos traders?

1. Falta de clareza nos resultados

Desconfie de pessoas mostrando resultados de ganhos sempre por meio de fotos, geralmente cortadas, pouco nítidas e que nunca fica claro se a pessoa opera realmente uma conta real.

Considerando que existem montagem de fotos, é importante ficar atento. Dificilmente eles fazem uma filmagem em conta real e não têm transparência com os resultados. Sabemos que traders ganham dinheiro. Então, por que esse medo todo de mostrar os resultados?

2. Exibicionismo

Estão sempre exibindo carros importados, casas de luxo (que muitas vezes são até alugados), viagens e muitos outros sonhos de uma vida melhor que a maioria das pessoas possui.

O problema é que algumas pessoas fazem isso com uma receita que não vem de operações com o trade no mercado. São pessoas que estão sempre dando cursos e todos os meses precisam do dinheiro de novas pessoas sem conhecimento para manter essa vida de luxo e ostentação que dizem que você também terá.

3. Vendem facilidade

Dizem que fazer trade é fácil, que basta você adquirir o curso de um final de semana e logo será um trader.

Na verdade, um bom profissional leva anos para aprender um ofício. Nenhum médico sai da faculdade e vai operar um paciente: ele vai precisar ganhar experiência antes disso.

No trade, é preciso muito tempo de tela. Pode levar de meses a anos de estudo e prática até que a pessoa possa se considerar um trader profissional.

4. Redes sociais com conteúdo vago

Cuidado com as pessoas que se dizem profissionais, mas na arte de falar e não na de ganhar dinheiro operando.

Elas fazem discursos tão bonitos que facilmente podem iludir pessoas que não possuem muita experiência. A pessoa fala muito, mas nunca deixa claro o que de fato ela faz em suas operações no mercado financeiro.

As publicações são sempre vagas e geralmente cópias de livros, frases ou textos de investidores famosos que a pessoa apenas faz uma boa edição, mas em nada agrega para ajudar quem quer se tornar um bom trader.

5. Enriquecimento rápido

Investidores famosos têm, em média, um retorno de 20% no ano. Geralmente, sabemos que estamos nos metendo em uma cilada devido as promessas de altos retornos. Construir patrimônio leva tempo e dedicação. Não ache que você vai ficar milionário amanhã.

Pesquise, busque profissionais de renome e com anos de experiência no mercado. Veja se a pessoa te dará algum tipo de suporte após o curso.

No mercado existem muitas pessoas qualificadas e excepcionais, que acabaram se tornando minoria perto do volume de influencers que vão te oferecer a falsa promessa de ficar milionários em poucos meses. Fuja de pessoas assim.

Existem profissionais sérios que produzem conteúdos (até mesmo gratuitos) para quem deseja dar os primeiros passos.

Espero que esse artigo ajude você que está no começo desta jornada.

The post Como começar a investir sem cair em ciladas appeared first on InfoMoney.