SÃO PAULO – Os índices de ações americanas caíram forte nesta segunda-feira (26) com a maior tensão por conta do aumento no número de casos de infecção por coronavírus nos Estados Unidos, além da falta de um anúncio de um pacote de estímulos.

O Dow Jones fechou com queda de 2,29%, aos 27.686 pontos, seu pior pregão desde 3 de setembro. Enquanto isso, o S&P 500 caiu 1,86%, para 3.400 pontos, ao passo que o índice de tecnologia Nasdaq recuou 1,64%, a 11.358 pontos.

A piora no humor dos investidores ocorre após dados compilados pela Universidade Johns Hopkins mostrarem que os casos diários de coronavírus nos EUA aumentaram em uma média de 68.767 nos últimos sete dias, um recorde.

No domingo, foram mais de 60.000 casos relatados, após máximas de 83.000 novas infecções na sexta-feira e no sábado, superando a antiga marca de 77.300 de casos apresentados em julho.

“Para mim, esta é a Fase 2 da pandemia”, disse Frank Rybinski, estrategista-chefe de macro da Aegon Asset Management, para a CNBC. “Até conseguirmos erradicar o vírus, será como uma nuvem cinza” no mercado. Rybinski acrescentou que sua empresa tem “reduzido o risco” de seus portfólios nos últimos meses.

Outro fator que pesou no mercado hoje é o esfriamento da conversa entre republicanos e democratas no Congresso para um novo pacote de estímulos à economia.

O conselheiro econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, disse nesta manhã que as negociações desaceleraram, mas observou que ainda estão em andamento.

Já a presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, disse em um comunicado que: “em toda a nossa legislação, enfatizamos a importância dos testes, mas o governo nunca cumpriu. A rendição contínua dos republicanos ao vírus – particularmente em meio à recente onda de casos – é uma má-fé oficial”.

Ela também observou que um acordo deve ser alcançado “o mais rápido possível”, mas acrescentou que “não podemos aceitar a recusa do governo em esmagar o vírus, honrar nossos heróis ou colocar dinheiro no bolso do povo americano”.

Treinamento gratuito: analista Charlles Nader explica como um trader ganha dinheiro, controla perdas, equilibra o emocional e multiplica capital

The post Dow Jones cai 2,3% no pior pregão desde 3 de setembro com aumento de casos de Covid nos EUA e falta de acordo por estímulos appeared first on InfoMoney.