SÃO PAULO – Os dirigentes do Federal Reserve indicaram na última reunião do Fomc que o ritmo de compras de ativos não deve sofrer mudança tão cedo, enquanto o banco central busca atingir suas metas econômicas, mostrou a ata do encontro realizado entre 16 e 17 de março divulgada nesta quarta-feira (7).

O documento indica que, embora as autoridades tenham visto a economia ganhando força, eles veem a necessidade de muito mais progresso antes de fazerem mudanças nas políticas.

Os integrantes do Fomc disseram que os US$ 120 bilhões por mês em compras de títulos “estavam fornecendo um apoio substancial à economia”, segundo a ata.

“Os participantes observaram que provavelmente levará algum tempo até que progressos substanciais em direção às metas de pleno emprego e estabilidade de preços do Comitê sejam realizados e que, de acordo com a orientação baseada em resultados do Comitê, as compras de ativos continuarão pelo menos no ritmo atual até então”, diz o texto.

O Fed tem reforçado nas últimas semanas que sua “orientação baseada em resultados” é uma promessa de que eles irão esperar até que a economia americana tenha um forte progresso em direção às metas de pleno emprego e inflação, que gira em torno de 2%, antes de tomar uma decisão sobre mudança das suas políticas.

A ata do Fomc também reforçou que o mercado irá receber muitos avisos antes que o Comitê decida fazer qualquer mudança de atitude. “Vários participantes destacaram a importância do Comitê comunicar claramente sua avaliação do progresso em direção às metas de longo prazo com bastante antecedência em relação ao momento em que poderia ser considerado substancial o suficiente para justificar uma mudança no ritmo de compras de ativos”, diz o texto.

“O momento de tais comunicações dependeria da evolução da economia e do ritmo de progresso em direção às metas do Comitê”, conclui o Fed

Entenda o método para realizar análises e não se perder em momentos turbulentos. A série gratuita One Good Trader, com Gilberto Coelho, te ensina como – inscreva-se!

The post Economia dos EUA ainda precisa dar mais sinais de melhora para que Fed mude políticas, aponta ata do Fomc appeared first on InfoMoney.