Em tempos de incerteza econômica, o conhecimento é uma ferramenta ainda mais essencial para conquistar retornos atrativos nos investimentos. Estar inteirado das notícias e ter acesso a relatórios é o primeiro passo para construir esse repertório. É importante também ouvir a opinião de especialistas. Por isso a GuiaInvest e a Ável Investimentos organizam o Legacy Summit, evento totalmente online que traz palestras de mais de 20 especialistas, que será realizado de 10 a 12 de novembro.

Um dos principais temas a serem abordados é a perspectiva para o mercado financeiro no cenário de pós-pandemia. Traçar estratégias para lidar com a retomada dos negócios depois do coronavírus é essencial para cravar aportes assertivos. Martin Kirsten, mestre em economia e sócio da GuiaInvest, irá abordar o assunto sob o ponto de vista doméstico ao apontar um panorama para o Brasil e para a Bolsa no pós-crise. Já Matheus Leão, assessor de investimentos da Ável, preparou uma apresentação sobre a importância da alocação de investimentos nesse momento de retomada.

Investimento em imóveis

Em meio à forte oscilação dos ativos, o aporte em imóveis tem retomado a sua atratividade histórica para quem busca segurança. Mas como fica o segmento de fundos imobiliários (FIIs) no pós-crise? Essa é a questão que o empresário e consultor imobiliário Marcelo Hannud vai apresentar na sua fala.

Um dos principais desafios para o investidor nesse segmento é identificar as melhores oportunidades entre a imensa variedade de fundos disponíveis no mercado. Por isso, o especialista no tema e sócio do GuiaInvest Marcelo Fayh irá compartilhar com os participantes do evento o método que criou para identificar FIIs com preços atrativos.

Mercado atual

Olhar para o futuro é sempre necessário. Mas é preciso também avaliar – e reavaliar- o presente a todo momento para agarrar as melhores oportunidades. Por isso, André Carvalho, assessor de investimentos da Ável, apresentará uma alternativa inteligente em tempos de incerteza e instabilidade: a alocação internacional de ativos.

Muitos gestores já incorporaram essa estratégia para melhorar o retorno dos produtos que administram. As transações podem ser mais simples do que parecem – basta buscar o ativo mais compatível com o perfil de cada investidor.

Entre os aportes mais tradicionais, a renda fixa ainda pode ter uma boa representatividade na carteira mesmo com a taxa básica de juros a 2% ao ano. Como fazer isso na prática é o tema da palestra de Guilherme Santos, assessor de investimentos da Ável.

Além de investir, esse momento de volatilidade pode se traduzir também em uma boa oportunidade para empreender. Para ajudar aqueles que têm uma ideia de negócio relacionada às finanças, Gabriel Leal, sócio e diretor executivo na XP e Marcelo Cincao, cofundador e estrategista da Ável Investimentos, vão dividir a sua experiência ao apontar novas oportunidades e desafios para edificar negócios no mercado financeiro.

Small caps

As small caps, ou empresas que têm ações com menor capitalização de mercado, não devem  ocupar o lugar de protagonismo na carteira devido ao alto risco que trazem. Mas são bem-vindas para complementar o portfólio. Como principal atrativo, elas têm maior potencial de valorização em relação aos papéis das grandes companhias.

Esse é um dos temas estudados por Daniel Nigri, sócio-fundador do Dica de Hoje. Ele vai dividir com os participantes do Legacy Summit exemplos reais do histórico de valorização das small caps. Um dos casos é o da Petrorio (PRIO3), cuja ação subiu cerca de 3.000% quando ainda era uma empresa pequena.

A estratégia da petroleira para alavancar a sua atuação foi dar continuidade à exploração de campos gigantes abandonados pelas grandes empresas, que deixam essa “sobra” e se dedicam a tirar óleo de campos novos. Ao insistir na exploração, a Petrorio acabou por descobrir novas reservas, o que refletiu na sua valorização.

São dicas pontuais como essa, avaliações macroeconômicas, um olhar diferenciado para o mercado de ações e de fundos, além de dicas sobre finanças pessoais, que fazem do Legacy Summit um evento essencial. Para participar basta acessar o site  e preencher o formulário.

The post Especialistas discutem onde investir no pós-pandemia appeared first on InfoMoney.