SÃO PAULO – O Federal Reserve (como é chamado o Banco Central dos Estados Unidos) anunciou nesta sexta-feira (18) que grandes bancos do país poderão retomar as recompras de ações no primeiro trimestre de 2021.

A suspensão ocorreu por conta da crise do novo coronavírus como forma de garantir liquidez e fluxo de empréstimos. Mesmo com a volta, os bancos ainda estão sujeitos a algumas regras, mas o Fed disse que o setor se saiu bem em uma segunda rodada de testes de estresse.

Os dividendos continuarão a ser limitados, disse a autoridade monetária, e a soma total dos proventos e recompras de um banco no primeiro trimestre não pode exceder o lucro médio trimestral dos quatro trimestres mais recentes.

A recompra de ações é importante para a indústria, normalmente representando cerca de 70% dos pagamentos aos acionistas.

Logo após o anúncio do Fed, o JPMorgan, maior banco dos EUA em ativos, informou que seu conselho aprovou um novo programa de recompra de ações de US$ 30 bilhões a partir de 2021.

“Continuaremos a manter um forte balanço patrimonial que nos permite implantar capital com segurança, investindo e fazendo crescer nossos negócios, apoiando consumidores e empresas, pagando dividendos sustentáveis ​​e devolvendo qualquer excesso de capital restante aos acionistas”, disse o CEO Jamie Dimon.

As ações de bancos reagiram bem à notícia, subindo forte no after market em Wall Street, com o JPMorgan subindo 5,3%, Goldman Sachs avançando 4,4% e Wells Fargo com alta de 3,5%.

O vice-presidente de supervisão do Fed, Randal Quarles, fez comentários positivos sobre o cenário e disse que as restrições de capital que o banco central americano colocou na pandemia estão funcionando.

“O sistema bancário tem sido uma fonte de força durante o ano passado e os resultados do teste de estresse de hoje confirmam que os grandes bancos podem continuar a emprestar para famílias e empresas, mesmo durante uma virada fortemente adversa na economia no futuro”, disse Quarles em um comunicado à imprensa.

Quer receber aluguel sem ter imóvel? Thomaz Merluzzi, estrategista de Fundos Imobiliários da XP, oferece treinamento gratuito para quem busca uma fonte de renda passiva – inscreva-se já!

The post Fed autoriza bancos dos EUA a voltarem a realizar recompras de ações a partir de 2021 appeared first on InfoMoney.