ações índices fundos investimentos bolsa alta gráficos

SÃO PAULO – Depois de desabar mais 2% no intraday, o Ibovespa reverteu a queda e passou a subir até chegar acima dos 96 mil pontos nesta quinta-feira (29).

De acordo com Giba Coelho, analista da XP Investimentos, isso é um bom sinal e pode significar um retorno do índice ao ponto em que estava antes dos quatro pregões consecutivos de queda iniciados na última sexta-feira (23).

Giba explica que o Ibovespa está fazendo uma figura gráfica altista conhecida como martelo em cima de um suporte, o que traz expectativa de retomada de alta desde que o benchmark siga acima do patamar de 93.580 pontos. “A retomada levaria dos 102 mil ao 110 mil pontos pela expansão de Fibonacci”, defende o analista.

Análise técnica

Chamada de análise gráfica por alguns, ela parte do pressuposto de que tudo o que pode ser medido acerca do desempenho futuro de uma ação já está precificado.

Desse modo, os movimentos diários do papel teriam um componente muito maior de percepção psicológica dos investidores sobre se está caro ou barato, subiu demais ou caiu demais, do que de fundamentos.

As operações em análise técnica, então, são guiadas a partir de um estudo do gráfico do preço da ação, verificando quais patamares de preço geralmente atraem vendas (resistências) e quais outros atraem compras (suportes).

Outras ferramentas da análise técnica incluem o Índice de Força Relativa (IFR), projeção de Fibonacci e análise de médias móveis.

Para ter acesso a mais análises, participe do grupo de Telegram do InfoMoney. Use o link de acesso para entrar no grupo e faça parte da nossa base de mais de 130 mil investidores que já acompanham o grupo.

Quer descobrir como alguns investidores conseguem rentabilidades maiores que as suas? Assista de graça ao treinamento do professor Leandro Rassier para o InfoMoney

The post Ibovespa se sustentou acima de suporte nos 93.580 pontos e deve voltar aos 102 mil, diz analista da XP appeared first on InfoMoney.