SÃO PAULO – O Ibovespa há tempos opera em uma tendência de lateralização, sem retomar a alta que vinha experimentando nos meses anteriores nem consolidando uma nova correção. De acordo com a analista técnica Jessica Feitosa, da Eleven Financial Research, só será possível enxergar um sinal de retomada altista do índice quando for rompida a resistência dos 105.700 pontos.

“O benchmark opera entre Bandas de Bollinger paralelas e estreitas com duas resistências relevantes, a dos 104.500 pontos e a dos 105.700 pontos, sendo essa última a que traria um rompimento para cima”, entende.

Caso seja rompida esta segunda resistência, a analista considera pela projeção de Fibonacci que os próximos alvos são os 109.000 ou 110.000 pontos.

Jéssica lembra que o Índice de Força Relativa (IFR) aponta para uma perda de momentum no gráfico semanal, de modo que ainda não é possível ver com clareza o momento em que haverá explosão para alta ou para baixa.

Do lado negativo, o Ibovespa mostrará que entrou em uma tendência de baixa se perder o suporte dos 101.200 pontos. Confira abaixo o gráfico.

Fonte: BBG, elaboração Eleven Financial

Análise técnica

Chamada de análise gráfica por alguns, ela parte do pressuposto de que tudo o que pode ser medido acerca do desempenho futuro de uma ação já está precificado.

Desse modo, os movimentos diários do papel teriam um componente muito maior de percepção psicológica dos investidores sobre se está caro ou barato, subiu demais ou caiu demais, do que de fundamentos.

As operações em análise técnica, então, são guiadas a partir de um estudo do gráfico do preço da ação, verificando quais patamares de preço geralmente atraem vendas (resistências) e quais outros atraem compras (suportes).

Outras ferramentas da análise técnica incluem o Índice de Força Relativa (IFR), que cruza dados de preço de fechamento com volume negociado de ações, projeção de Fibonacci e análise de médias móveis.

Curso gratuito do InfoMoney ensina como lucrar na Bolsa fazendo operações que podem durar poucos minutos ou até segundos: inscreva-se!

The post Ibovespa: sinal de retomada das altas será nos 105.700 pontos, diz analista técnica appeared first on InfoMoney.