No 28º episódio da temporada 2020 do Construcast, os convidados são os irmãos Zarzur, da Eztec, uma das empresas com maior lucratividade entre as empresas de capital aberto do setor de incorporação e construção no Brasil e fundada pelos irmãos e engenheiros Sílvio e Flávio, e o pai Ernesto Zarzur, em 1979.

Neste episódio, o time da Eztec é composto por Sílvio Zarzur, diretor presidente de Incorporações e de Novos Negócios, Flávio Zarzur, diretor presidente e diretor Financeiro, Marcelo Zarzur, diretor vice-presidente, técnico e de operações imobiliárias, e o caçula Marcos Zarzur, diretor comercial.

É uma oportunidade única de acompanhar segunda geração da família reunida, além da presença especial da terceira, com a participação de Alexandre Zarzur, filho de Flávio.

Eles contam um pouco das suas trajetórias e da criação da construtora, que consegue entregar obras frente do seu tempo, materializando ícones de arquitetura, tecnologia, design e eficiência. Já são 141 imóveis construídos, 4,3 milhões de metros quadrados e mais de 29 mil unidades.

Mas para atingir essas marcas foi preciso muito trabalho. No começo, a empresa não contava com financiamento bancário para as obras. Por isso, optava por terrenos em que o preço do metro quadro era mais em conta para poder colocar os projetos de pé.

“Nós viemos até 2007 fazendo as nossas incorporações sem financiamentos bancários. Era tudo recurso próprio. Essa era uma lógica que pegamos da nossa família. Não tomávamos empréstimos”, conta Flávio, que explica o motivo: “os nossos concorrentes não existem mais. Elas entravam em financiamento bancário. Aparecia um plano econômico, tudo que você tinha você perdia, se você tinha empréstimo bancário, tchau. Acabou”, relembra.

Quando a Eztec passou a ter capital aberto, a construtora segurou a pressão inicial dos investidores para seguir outra estratégia familiar, a de focar os investimentos na cidade de São Paulo. Segundo os irmãos, o lema sempre foi “só construímos até onde a vista alcança.” A estratégia deu certo. Hoje, A Eztec vende empreendimentos como o EZ Tower, vendido por cerca de R$ 1 bilhão, no bairro do Morumbi.

Apesar de ser apenas 20 anos mais velho do que o primogênito Sílvio, era o pai Ernesto quem dava a palavra final nos rumos da empresa. “Nós nos reuníamos e decidíamos o que íamos explicar para ele. Se ele não tivesse de acordo, não tinha negócio”, conta Marcelo.

Para saber mais sobre a ‘família Eztec’, ouça mais um episódio especial do Construcast.

Construcast
O Construcast é o podcast do MoneyLab, laboratório de criação do InfoMoney, em parceria com a OLXuma das maiores plataformas de compra e venda online do Brasil e a mais lembrada pelos consumidores para compra, locação e venda de imóveis; e com a CashMe, fintech do Grupo Cyrela que faz empréstimo com imóvel e garantia, sendo uma alternativa de funding para incorporadores e um parceiro estratégico para as imobiliárias.

O programa vai ao ar toda terça-feira, e conta com um trio bastante experiente na apresentação: Ricardo Reis, CEO da Reis Real Estate e professor e apresentador do Programa Imóveis no InfoMoney, Marcelo Dadian, VP do ZAp+ na OLX Brasil, e Juliano Bello, co-fundador da CashMe.

É possível seguir e escutar o programa pelo Apple PodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e demais agregadores de podcast.

The post Irmãos Zarzur contam como foi construída a Eztec, empresa destaque em lucratividade appeared first on InfoMoney.