(Bloomberg) — Condições financeiras mais apertadas devem resultar em retornos mais baixos nos mercados globais, ao mesmo tempo em que podem favorecer ações de crescimento em relação aos papéis de valor, segundo o UBS.

Crescimento e lucros terão mais peso para os retornos no próximo trimestre, disseram estrategistas como Bhanu Baweja em relatório na segunda-feira. Com os juros reais e spreads de crédito atingindo um piso, isso sinalizará o fim do período favorável de liquidez, disseram.

“Embora essas mudanças não impliquem uma grande redução, representam uma alteração importante na natureza do rali”, escreveram os estrategistas, acrescentando que a alta liquidez é o que tem mais contribuído para os ganhos do mercado.

O recente aumento dos rendimentos reais dos Treasuries soou o alarme entre investidores, que veem os juros reais negativos como a pedra angular do rali dos ativos de risco, que levou os índices acionários globais a máximas históricas. Embora rendimentos reais mais altos indiquem que a economia está ganhando força, podem levar a um aperto das condições financeiras e à mudança na alocação de ativos.

O rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA protegidos contra a inflação (TIPS) de 10 anos atingiu 0,77% negativo na semana passada, em relação a 1,08% negativo em 11 de fevereiro.

“Um pequeno aumento dos juros reais provavelmente não será uma grande preocupação, mas, à medida que as taxas reais se aceleram, cada movimento incremental se torna mais desafiador para os mercados”, escreveram Baweja e equipe.

A “mudança de fase” de um mercado movido pela liquidez para um baseado no crescimento e nos lucros virá com o pico do “entusiasmo da inflação” e precederá qualquer redução dos estímulos pelo Federal Reserve, de acordo com a equipe do UBS.

Uma análise de movimentos semelhantes, quando fatores de liquidez passam a ser neutros depois de um período de afrouxamento monetário, sugere retornos mais baixos no mercado e ações de crescimento superando marginalmente o desempenho de papéis de valor, disse o UBS.

O dólar geralmente registra ganhos modestos em relação às moedas de mercados emergentes, e uma rotação dos EUA em direção a outros mercados torna-se menos atraente, escreveram os estrategistas.

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec
Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

The post Mercado deve esperar outra rotação global de ações, diz UBS appeared first on InfoMoney.