BARTER é uma prática aplicada ao agronegócio que auxilia o produtor a ter mais dinamismo para viabilizar os insumos necessários para a sua lavoura, garantindo assim a possibilidade de uma safra melhor. Mas você sabe o que é Barter? Confira nosso artigo, que vamos explicar melhor.

BARTER

Barter significa permuta. Neste caso, uma negociação de troca da sua produção por algum produto ou serviço, como por exemplo, pagamento de insumos para ser aplicados na lavoura.

Esta é uma forma de negociação utilizada para que o produtor rural não precise desembolsar dinheiro antes do plantio, pois há a expectativa de que receberá quando vender a sua produção.

Nesta operação temos 3 setores envolvidos, como exemplo de negócio, o produtor que produz e troca o seu produto por insumo, a empresa que fornece o insumo e recebe o produto do produtor, e a trading que tem interesse em comprar o grão ou revender para quem prepara essa produção para o consumo final. Temos hoje também investidores que compram esta produção da empresa de insumo e esperam as possíveis altas que as commodities podem apresentar.

Avalie as suas possibilidades

Entretanto, o produto precisa tomar cuidado e avaliar as condições e custos que envolverão esta negociação para não sair mais caro do que outras operações, levando em conta que possa ter esse dinheiro disponível no banco ou, até mesmo, fazer um financiamento da safra.

Isso porque o produtor rural possui nos bancos linhas de crédito com taxas e juros mais baixos do que os empréstimos convencionais.

Desta forma, vale a pena fazer a conta e observar se na data de pagamento do contrato de barter, o grão estará com um valor maior para a venda, e se não compensaria mais pagar o valor do juro cobrado pelo banco. Pois o cálculo feito para pagar o produto seria o de um número x de commodities valem x de fertilizantes, por exemplo.

Contrato de negociação de Barter

A negociação e o acordo de pagamento de barter é realizado antes da colheita, por meio de CPR (Cédula de Produtor Rural), sem intermediação monetária.

Hoje temos tecnologias que se aperfeiçoam cada vez mais para garantir a lisura e efetividade deste tipo de negócio. Posso dar como exemplo a plataforma chamada BLOCKHAIN.

A tecnologia Blockchain é utilizada principalmente nas transferências de moeda digital, mas permite também registrar outros tipos de operações, como contratos, documentos e diversas outras atividades.

O Blockchain é indicado por garantir a segurança e economia no negócio, uma vez que essa tecnologia é criptografada, sem possibilidades de ser invadida, e os documentos assinados não precisam ser registrados em cartório e ter a mesma garantia juridica, pois ambas as partes ficam ligadas ao processo sem mesmo precisarem se conhecer, tudo através do ambiente digital.

Nosso escritório é especializado em agronegócio, juntando a contabilidade com um trading especializado em operações rurais.

Entre em contato com a FG Contabilidade Consultiva e teremos uma equipe pronta para lhe atender e direcionar para as melhores soluções em seu negócio.

Veja mais em nosso site fgcontabilidadeconsultiva.com.br

Ou entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@fgcontabilidadeconsultiva.com.br

Siga-nos também nas Redes Sociais

Escrito por Thiago Weis Fagundes.
CEO FG Contabilidade Consultiva