SÃO PAULO – Os dois principais democratas do Congresso dos Estados Unidos pediram a remoção do presidente Donald Trump do cargo nesta quinta-feira (7), um dia após manifestantes estimulados pelo republicano invadirem o Capitólio enquanto parlamentares certificavam a vitória presidencial de Joe Biden nas eleições de novembro.

O líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, e a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, apelaram ao vice-presidente Mike Pence e ao gabinete de Trump para remover o presidente do cargo invocando a 25ª Emenda.

Os dois ainda disseram que podem seguir com um processo de impeachment se o vice-presidente e os secretários não agirem.

A 25ª Emenda afirma que o vice-presidente pode se tornar presidente interino se ele e a maioria do Gabinete declarar que o presidente não pode mais exercer o cargo. No entanto, se o presidente contesta essa declaração, são necessários dois terços em votos da Câmara e do Senado para garantir sua remoção da presidência.

Em um comunicado, Schumer disse que o Congresso “deveria se reunir novamente para o impeachment do presidente” se Pence e o gabinete não invocarem a 25ª Emenda. Já Pelosi disse que os legisladores “podem estar preparados” para dar o passo necessário se os funcionários do Executivo não tentarem removê-lo. Ela acrescentou que a mudança teria um apoio “avassalador”.

Ambos os líderes democratas disseram que Trump pode colocar o país em perigo mesmo com apenas duas semanas para deixar o cargo. “Cada um desses dias é uma ameaça à democracia”, disse Schumer. “A maneira mais rápida e eficaz de destituir esse presidente do cargo é invocar a Emenda 25″.

Schumer e Pelosi disseram que Trump incitou uma “insurreição” contra o país. Pelosi acrescentou ainda que “qualquer dia pode ser um show de terror para a América” se Trump permanecer no cargo.

Desde a noite de ontem, a imprensa americana aponta que integrantes do gabinete de Trump, além de republicanos, democratas e executivos, têm conversado sobre a possibilidade de retirar o atual presidente do cargo.

Quer migrar para uma das profissões mais bem remuneradas do país e ter a chance de trabalhar na rede da XP Inc.? Clique aqui e assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro!

The post Presidente da Câmara e líder da minoria no Senado dos EUA pedem remoção de Trump do cargo por “insurreição” appeared first on InfoMoney.