SÃO PAULO – A Vale (VALE3) divulgou o relatório de produção do primeiro trimestre de 2021 nesta segunda-feira (19), mostrando uma alta de 14,2% na produção de minério de ferro quando comparado com o mesmo período do ano passado, para 68,05 milhões de toneladas. Por outro lado, comparado com o quarto trimestre de 2020, houve uma queda de 19,5%.

Segundo a companhia, o crescimento no comparativo anual foi atribuído à retomada gradual das operações paradas nos complexos Timbopeba, Fábrica e Vargem Grande; ao melhor desempenho em Serra Norte e menor volume de chuvas em janeiro de 2021; ao aumento das compras de terceiros; e ao reinício das operações em Serra Leste, no Sistema Norte.

Os pontos positivos foram parcialmente compensados por manutenções programadas no S11D, no Pará, e ao menor desempenho no complexo de Itabira, em Minas Gerais, devido à restrição de disposição de rejeitos na operação. Já a queda na comparação trimestral, a companhia atribuiu à sazonalidade.

Além disso, a mineradora destacou que atingiu uma capacidade de produção de 327 milhões de toneladas por ano (Mtpa) no primeiro trimestre, devido ao comissionamento das linhas de beneficiamento de Timbopeba, que, segundo a companhia, foi parcialmente compensado por restrições de desempenho em diferentes sites, como Itabira e Mutuca.

Quanto às vendas, a Vale registrou alta de 14,8% no segmento de minério de ferro, na comparação anual, chegando a 59,3 milhões de toneladas métricas. Na comparação trimestral, por sua vez, houve uma queda de 28,4%.

Outros metais

A produção de pelotas da Vale caiu 9,2% no primeiro trimestre sobre o período entre janeiro e março de 2020, atingindo 6,29 milhões de toneladas, enquanto na comparação trimestral houve uma queda de 11,7%.

Neste segmento, a companhia avalia a piora do resultado como resultado da menor disponibilidade de pellet feed dos sites, principalmente Itabira e Brucutu. Apesar de um trimestre mais fraco, a Vale disse que espera aumentar gradualmente a produção durante 2021 com a maior disponibilidade de pellet feed de Timbopeba e Vargem Grande

Já a produção de cobre atingiu 76,5 mil toneladas entre janeiro e março deste ano, uma queda de 19,0% em um ano e de 18,2% ante o quarto trimestre do ano passado.

(Com Estadão Conteúdo)

Quer entender o que é o mercado financeiro e como ele funciona? Assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro e conheça o setor da economia que paga os melhores salários de 2021.

The post Produção de minério da Vale sobe 14% e atinge 68 milhões de toneladas no 1º trimestre appeared first on InfoMoney.