O setor de transporte marítimo é importantíssimo para o comércio mundial, com cerca de 90% de market share. Ele é composto de vários subsetores, como o de gás LPG, LNG, os dry bulkers, dirty tankers, clean tankers e containers, cada um com sua própria dinâmica.

Para aqueles que acreditam na volta da inflação no mundo, esse setor pode conter boas oportunidades. Isso, porque o setor, tradicionalmente, é um excelente hedge contra o aumento de preços por vários motivos.

Primeiro, o preço dos navios, que são os principais ativos das empresas, sobe. Isso é esperado, já que são ativos reais e, num ambiente de inflação, esses tendem a se defender melhor, assim como as commodities e outros ativos reais em geral.

Segundo, os fretes marítimos sobem, em função da maior demanda por produtos, já que as pessoas querem trocar a moeda em desvalorização por ativos que estão ficando cada vez mais caros.

Terceiro, a maior parte dessas empresas opera com alto endividamento. Como a dívida é constante em termos nominais, em um ambiente inflacionário, ter dívida não-reajustável é bom e, ceteris paribus, quanto mais, melhor.

Além dos fatores acima, há ainda o fato de várias dessas companhias terem hoje balanços mais sólidos que nos últimos anos, o que reduziu significativamente os riscos. Como os custos operacionais são essencialmente fixos e os fretes marítimos estão em ascensão, a alavancagem operacional faz com que a lucratividade delas aumente rapidamente.

Mais, várias empresas estão sendo negociadas bem abaixo do NAV, ou valor líquido dos ativos, dando uma margem de segurança aos compradores. Apenas para exemplificar, a ADS anunciou semana passada que vendeu um navio (dirty tanker) de sua frota por US$25,5 milhões. Esse navio estava cotado a US$14,6 milhões, de acordo com o preço em bolsa da empresa, um desconto de quase 50%.

O desempenho do setor na bolsa tem sido um desastre, com os preços das ações caindo cerca de 90% no agregado desde 2010, conforme gráfico abaixo. Por isso mesmo, acredito que possa haver oportunidade.

The post Transporte Marítimo é oportunidade para quem quer se proteger da volta da inflação global appeared first on InfoMoney.